Manter um cardápio equilibrado e procurar sempre fazer refeições balanceadas vai muito além de uma preocupação com o corpo e é essencial para garantir saúde e afastar problemas de saúde. Se você já tomou consciência do processo, mas ainda não deu o primeiro passo, conheça maneiras de ser mais saudável e cuidadoso com a sua alimentação este ano:

Como manter uma alimentação mais saudável

1. Saia da mesmice e pesquise novos alimentos, ingredientes e especiarias naturais para incluir no cardápio e garantir refeições saborosas que afastam a vontade de comidas industrializadas.

 

2. Perca o medo da cozinha e prepare suas próprias refeições, experimentando receitas leves e mantendo no congelador marmitas caseiras saudáveis que poupam tempo e evitam a tentação de recorrer ao delivery nos momentos de preguiça.

3. Coma com prazer, saboreando cada garfada e mastigando lentamente os alimentos. A tática evita exageros e, consequentemente, traz mais saúde.

4. Encare cada refeição como um momento especial, que merece dedicação e atenção. Portanto, sente-se à mesa em um ambiente tranquilo, longe da TV, computador ou qualquer outro tipo de distração.

5. Crie o hábito de ler atentamente os rótulos de todos os produtos no supermercado. Conheça as informações nutricionais dos alimentos, e não apenas as quantidades de calorias, para saber exatamente o que come.

6. Reorganize sua cozinha e, além de tirar do armário e da geladeira alimentos calóricos e pouco saudáveis, deixe oleaginosas, frutas e sementes sempre à mostra para matar a fome fora de hora.

7. Crie uma rotina alimentar. Comer cada dia em horários diferentes confunde o corpo e atrapalha o bom funcionamento do metabolismo.

8. Procure comer a cada três horas, fazendo lanchinhos entre as refeições, para nunca ficar com fome exagerada e abusar de alimentos calóricos.

9. Mantenha o corpo sempre bem hidratado. Beber cerca de dois litros diariamente ajuda a evitar o inchaço, elimina as toxinas do corpo e ainda afasta a fome.

10. Use pratos menores para fazer suas refeições. Uma simples mudança nas louças da casa ajuda a evitar exagero e garantir maior sensação de saciedade.

11. Coma sempre os vegetais do prato antes dos demais alimentos. Assim você fica saciado mais rapidamente com comida de qualidade e rica em nutrientes.

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *