O chá de amora miúra é ótimo para quem precisa emagrecer e fortalecer o organismo. Rico em nutrientes e vitaminas, é um antioxidante natural eficaz para prevenir o envelhecimento e doenças cardiovasculares. Possui fibras que ajudam na digestão e regulam a flora intestinal, além de substâncias que inibem a elevação do índice glicêmico no sangue, o que a torna uma ótima opção para diabéticos. Entenda as propriedades e saiba preparar do jeito correto.

Benefícios do chá de amora

A ação antioxidante da amora combate os radicais livres, organismos que oxidam e prejudicam as células, prevenindo doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e evitando o envelhecimento. Rica em vitaminas e minerais, como cálcio, vitamina C, vitamina E, potássio e fósforo, essa planta é ótima para fortalecer o sistema imunológico.

De acordo com Camilla Fiora, especialista em nutrição clínica em pediatria e nutricionista do centro médico Van Der Haagen Brasil, o alimento também conta com componentes de ação anti-inflamatória e bactericida, que evitam a proliferação de fungos.

As folhas, que possuem maior concentração de magnésio, fósforo, potássio e cálcio, geralmente são utilizadas para o preparo da infusão, o que a torna ainda mais nutritiva.

 

Emagrece?

Nenhum alimento emagrece por si só, mas há aqueles que podem auxiliar na perda de peso, se aliados a uma dieta adequada e à prática de atividades físicas. É o caso da amora. Rica em fibras e leveduras, facilita a digestão e regula o intestino. Outro benefício deste chá é a inibição do acúmulo de gordura no corpo, principalmente nas vísceras, o que também colabora para fazer as pazes com a balança.

Quantos quilos posso perder? É possível saber?

A busca por essa indicação é grande, mas é importante entender que a perda de peso depende de diversos fatores individuais, como metabolismo, prática de exercícios físicos e alimentação balanceada. Portanto, não é possível prever com exatidão quantos quilos o chá de amora emagrece.

Em quanto tempo?

Assim como a quantidade, também não é possível prever este fator. O mais indicado é consultar um nutricionista que poderá ajudá-lo a ter hábitos saudáveis que colaboram com a perda de peso.

Regula a pressão

De acordo com nutricionista clínica Camilla Fiora, o chá de amora é um dos alimentos que regulam a pressão e, consequentemente, previne problemas cardiovasculares, já que é fonte do antioxidante resveratrol. Além de potencializar a produção de óxido nítrico, substância que dilata os vasos, ele reduz a ação do hormônio angiotensina, responsável pela elevação da pressão arterial.

Fortalece os ossos

Rica em cálcio, a folha de amora verde atua no fortalecimento ósseo e, consequentemente, previne a osteoporose. O alimento também conta com ferro, potássio, magnésio e zinco, importantíssimos para as funções do organismo.

Para diabetes

Possui 1-DNJ, substância cuja estrutura é muito parecida com a da glicose. De acordo com a nutricionista Camilla Fiora, estudos indicam que esse componente pode inibir a elevação das taxas de glicemia, sendo uma indicação importante no cardápio ideal do diabético.

Para queda de cabelo

Apesar de não haver pesquisas científicas comprovando estes fatos, indícios sugerem que o chá de folha de amora faz bem contra a queda de cabelo, pois revitaliza a circulação de sangue no couro cabeludo, o que inibe a perda dos fios. Sua ação antioxidante também é responsável pelo fortalecimento das madeixas.

Reposição hormonal

As folhas da amora contêm fitoestrógeno, substância cuja atividade é semelhante a do estrogênio produzido pelos ovários, o que o torna um forte aliado de quem passa ou está se aproximando da menopausa, já que ameniza os sintomas desta fase. Como ajuda a regular os hormônios, também é eficaz para quem sofre de TPM.

Contraindicações: chá de folha de amora faz mal?

As nutricionistas Camilla Fiora e Weruska Barrios afirmam que não há contraindicações do chá de amora. Vale lembrar que gestantes e crianças menores de 5 anos devem ter cuidados redobrados com a alimentação e, portanto, devem consultar um médico ou nutricionista antes de tomar a infusão.

Como fazer e consumir?

O chá é feito com as folhas da amora miura, que têm tonalidade verde e podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas, farmácias de manipulação e feiras orgânicas.

De acordo com a nutricionista da Beneficência Portuguesa, Weruska Barrios, não há uma quantidade indicada de chá de amora, visto que cada pessoa apresenta hábitos individuais. Porém, ela adverte: “É importante ficar atento para não fazer substituições e deixar de consumir outras bebidas ao longo do dia por causa do chá. Por exemplo, deixar de tomar leite para tomar chá. Esse tipo de troca pode privar o indivíduo de outras fontes importantes de nutrientes”.

Assim, o ideal é consumir esta infusão com auxílio de um especialista.

Receita de chá de amora

Ingredientes

  • Um punhado de 30g de folhas de amora
  • 1 xícara (chá) de água
  • Modo de preparo

Para preparar uma xícara desta bebida emagrecedora, esquente a água e retire do fogo assim que as primeiras bolhinhas surgirem no fundo da panela. Coloque as folhas de amora dentro da xícara e acrescente a água. Espere alguns minutos para que a infusão apure e coe.

Com gengibre

Aliados à amora, os benefícios do gengibre potencializam o chá. Veja:

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 3 folhas de amora miúra
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • Modo de preparo

Esquente a água e retire do fogo quando avistar as primeiras bolhinhas. Coloque os demais ingredientes e deixe a mistura em infusão de 3 a 4 minutos. A bebida pode ser consumida na hora ou armazenada na geladeira por até 8 horas.

Com hibisco

O hibisco é famosos por suas propriedades diuréticas e emagrecedoras, ideais para turbinar a perda de peso. Porém, o hibisco faz mal para alguns grupos de pessoas, por este motivo deve ser consumido com orientação médica.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 3 folhas de amora miúra
  • 1 colher de chá de flor de hibisco ressecada

Modo de preparo

Esquente a água até enxergar a fervura no fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes. Aguarde cinco minutos, coe e beba. Se não for consumido na hora, é possível manter o chá na geladeira por até 8 horas.

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *