Quem há anos luta contra a balança e sempre busca informações e novidades para perder peso certamente se depara com inúmeras dicas e planos alimentares diferentes, podendo ficar até mesmo confuso e indeciso em relação a que caminho seguir. Um dos “regimes da moda”, bastante citado na internet, é o da alimentação flexível, que permitiria comer de tudo, sem engordar.

O que é alimentação flexível?

Sem regras específicas definidas, a alimentação flexível consiste em manter um cardápio equilibrado e balanceado, rico em comidas leves e saudáveis, e se permitir “folgas” na dieta ao consumir o que se tem vontade, de tempos em tempos.

 

A alimentação flexível seria eficiente por evitar o estresse e a ansiedade que normalmente acompanham dietas restritivas demais e driblar a culpa quando você comete deslizes. O plano, quando seguido com disciplina, faz com que a pessoa retome a alimentação saudável mesmo após exageros em uma festa ou final de semana, sem sentir a necessidade de abandonar completamente o projeto de perda de peso.

Ceder a tentações e matar a vontade de tomar um sorvete ou comer uma porção de batatas fritas, uma vez por semana, por exemplo, de maneira moderada, seria, segundo os apoiadores do plano, uma maneira de controlar o peso e emagrecer sem sofrimentos.

Alimentação flexível emagrece de verdade?

Adotar o hábito alimentar pode realmente contribuir para a perda de peso, mas depende muito de cada pessoa. A dieta pode falhar se o autocontrole e a disciplina não forem o seu forte. No dia a dia, por exemplo, pode ser bastante difícil fazer a medição correta de alimentos saudáveis e os que colocam em risco o emagrecimento.

Algumas pessoas podem exagerar nas “jacadas” e não conseguir retomar o processo de equilíbrio ou mesmo não ter o controle de porções consideradas viáveis para uma alimentação saudável e leve. Ser flexível demais pode promover o efeito contrário e causar frustrações.

Se a ideia de emagrecer comendo de tudo, sem precisar evitar seus alimentos preferidos, soa interessante, o ideal é consultar um nutricionista para ter sucesso na empreitada. Um profissional poderá elaborar um plano que se adapte às suas próprias necessidades para que tenha mais sucesso no longo prazo, além de conhecer a flexibilidade certa para você.

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *