Apesar de chamar muita atenção, a cor dos olhos não é apenas um enfeite para o seu rosto. Cada pequena parte do corpo humano se conecta geneticamente e, portanto, o tom da íris pode dizer muito sobre a saúde e até sobre a personalidade. Alguns pesquisadores já estudaram essa relação. Veja a seguir o que eles descobriram.

Olhos castanhos

Câncer de pele e de olho

Não é apenas a cor da pele que determina a quantidade de proteção ultravioleta que você possui. Os tons dos cabelos e dos olhos também ajudam a estimar os riscos para o câncer de pele.

 

 

Obedecendo a essa regra, quem tem olhos e cabelos claros têm mais chances de ter a doença do que quem tem olhos castanhos. O mesmo vale para o câncer de olho, mais raro em quem tem a íris amarronzada. Mas atenção: isso não significa que você pode deixar o protetor solar de lado.

Vitiligo

Segundo cientistas, o oposto do câncer de pele é o vitiligo, uma doença autoimune que causa a descoloração desuniforme da pele. Esse é um dos fatores – de acordo com um estudo realizado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos – para que pessoas com olhos castanhos tenham mais chances de desenvolver a doença.

Personalidade

Outra pesquisa, da Universidade de Pittsburgh, também nos Estados Unidos, mostrou que mulheres com olhos escuros têm mais sensibilidade à dor e, por isso, apresentam mais ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

Olhos verdes

Câncer de pele e de olho

O tom claro da íris indica que a proteção contra a ação danosa do sol é maior, por isso, o cuidado com a pele deve ser maior.

Vitiligo

Pessoas com olhos verdes não estão tão expostas a essa doença de pele quanto quem tem olhos castanhos.

Personalidade

De acordo com o mesmo estudo, mulheres com olhos claros têm mais tolerância à dor e, portanto, menos ansiedade e chances de ter depressão.

Olhos azuis

Essas pessoas tem o maior risco de ter câncer de pele e o menor de ter vitiligo. Os olhos azulados também indicam boa resistência à dor e menores chances de ter depressão.

Um recente estudo mostrou ainda que pessoas com olhos azuis são as que têm maior tendência a desenvolver dependência alcoólica.

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *