Quando você está ansioso, estressado, nervoso ou mesmo irritado segue o conselho clássico de respirar fundo para se acalmar, certo? Pois saiba que, além de ser capaz de promover relaxamento, um trabalho de respiração pode fazer com que você crie naturalmente emoções positivas.

Como a respiração interfere nas emoções

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Neuroscience, o simples fato de respirar pelo nariz pode mudar o seu estado de espírito. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que que a atividade elétrica no cérebro muda com a respiração e levantaram questões sobre como as funções associadas às áreas do saber, da emoção e da memória poderiam ser afetadas no processo.

 

Para o estudo, 60 voluntários precisavam observar fotografias de rostos que transmitiam medo ou surpresa e foram perguntados sobre que nome dariam para as emoções vistas enquanto tiveram suas respirações gravadas.

Os participantes se mostraram mais hábeis para identificar a sensação de medo enquanto viam as imagens e respiravam pelo nariz. A capacidade de avaliar o sentimento de surpresa, no entanto, não foi afetada com a mudança de respiração.

Em uma experiência separada, os participantes foram convidados a recordar objetos mostrados a eles mais cedo. A memória dos voluntários se mostrou mais quando visualizaram as imagens durante uma inalação, levando os pesquisadores a acreditar que há uma vantagem evolutiva para a respiração nasal em momentos de grande angústia.

Quando estamos em pânico, o ritmo de respiração se torna mais rápido e a resposta inata do nosso corpo ao medo com pode ter um impacto positivo na função cerebral e resultar em tempos de resposta mais rápidas para estímulos perigosos no ambiente.

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *