Rosto vermelho, boca seca e suor nas mãos são sintomas clássicos experimentado por pessoas tímidas que, diante de uma situação considerada ameaçadora, chegam até a perder a fala. Embora não seja considerada uma doença sob o ponto de vista clínico, a timidez é um problema de segurança emocional. Conheça dicas simples para vencer a timidez, segundo conselhos da psicoterapeuta Maura de Albanesi:

 

1- A primeira coisa que se deve fazer é entender que o mundo não é seu inimigo. Por mais que você ache que sim, as pessoas não estão ali para te atacar ou ridicularizar.

2- Inconscientemente, toda pessoa tímida é orgulhosa e acha que, assim que ela entrar em algum lugar, todos vão parar o que estão fazendo e olhar para ela. Isso não acontece! Aprenda a relaxar.

3- Não seja tão exigente consigo mesma. Você não precisa ser a melhor em tudo, basta ser você mesma e entender que ninguém é perfeito.

4- Ser igual a todo mundo é chato. Normalmente o tímido se espelha em quem quer ser. E isso não gera o menor interesse. Aprenda a reconhecer seus talentos e características próprias para garantir mais confiança.

5- Permita-se falar a primeira coisa que lhe vier à mente. Quanto menos você pensar nas reações dos outros, melhor.

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *