Olá!!

Será uma nova tendência? Estou falando do Pilates, que antes para mim era algo longe da minha rotina, mas hoje percebo que é essencial para trabalharmos mente e corpo.

A fisioterapeuta e colaboradora do blog Josete Lutkus falará um pouco mais a respeito dessa modalidade:

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Concentração: pensamento focado na musculatura trabalhada na hora do exercício.

Controle: a velocidade e a coordenação para uma harmonia perfeita do movimento.

Precisão: requer que todo corpo esteja alinhado para que o exercício seja realizado com perfeição.

Centralização: refere-se ao Power-House, nossa casa de força (centro de força) onde todos os músculos do abdômen tendem a estar contraídos propiciando melhor sustentação da coluna e órgãos internos com menor gasto energético nos movimentos.

Respiração: um dos principais fundamentos, pois deve ser utilizada exatamente na ação do movimento favorecendo a ventilação pulmonar no qual melhora da oxigenação dos músculos, conseqüentemente a captação de produtos metabólicos associados à fadiga (cansaço do músculo).

Fluidez: quanto ao movimento ritmado, controlado, contínuo, com leveza e fluidez sem desperdício de energia, contribui para a manutenção da saúde. Ao contrário da exacerbação, de movimentos truncados, robóticos com impacto, que desperdiçam energia ao longo das execuções.

Todas as pessoas se beneficiam deste método

Pilates para crianças:

As crianças desde os quatro e seis anos de idade já conseguem entender o que estão fazendo e o que o instrutor pede. Assim o instrutor vai educando, moldando aos poucos. Tem que ser um trabalho lúdico, como uma brincadeira, assim eles vão ganhando disciplina e consciência corporal.

Infelizmente hoje, a maioria das diversões infantis é dentro de casa ou apartamento; televisão, computador e videogame. O pilates só tem a contribuir para o desenvolvimento das crianças, uma vez que, além de fortalecer a musculatura para suportar a carga da mochila, corrige a postura, introduz à disciplina, concentração e ainda serve de canal para extravasar a energia típica da idade.

Pilates para idosos

Pessoas idosas também podem se beneficiar do método, pois, com o passar dos anos, é natural que haja diminuição de importantes capacidades físicas, o equilíbrio piora, os músculos enfraquecem, a resistência diminui, a postura já não é mais a mesma, a marcha fica mais lenta e é visível o aumento da dificuldade em realizar atividades diárias.

O método melhora todos esses aspectos das AVD (atividades da vida diária), aumentando a flexibilidade, o equilíbrio, fortalecimento muscular e associando com a concentração, pois os movimentos são executados com muita harmonia e coordenação motora.

Pilates para gestantes

Pilates para gestantes é muito recomendado principalmente pela melhora da postura que é o principal benefício para diminuir as dores lombares oriundas do aumento de peso e consequente alteração do centro de gravidade na gestante, assim como o fortalecimento dos membros inferiores que contribuem para uma descarga de peso mais eficiente nas pernas minimizando a sobrecarga da coluna.

Na gestação o fortalecimento dos membros superiores é realmente muito importante para preparar para os cuidados com o bebê após o nascimento e os exercícios de acionamento do períneo auxilia no parto normal e evita a incontinência urinária de esforço que pode ocorrer durante a gravidez.

O entendimento da estabilização das articulações evita dores e lesões que podem ocorrer devido a frouxidão ligamentar provocada pela alteração hormonal característica da gravidez.
Enfim, todos podem se beneficiar independente da faixa etária, da condição física, do estado de saúde. Porém, muito cuidado com as clínicas, studios que oferecem esse serviço. Uma boa escola de pilates deve ter instrutores com formação acima de 250 horas básicas fora as especializações. O instrutor deve informar sobre a importância dos fundamentos do método e fazer o aluno aplicá-lo nas aulas. Se isso não ocorrer, o aluno não estará exercitando o pilates. Estará realizando outro exercício, menos o pilates que requer os fundamentos iniciais descritos acima para uma perfeita associação entre o corpo e a mente.

O pilates mal direcionado pode lesionar, e o método tem o objetivo de beneficiar o aluno em todos seus os aspectos físico e mental.

E aí, vamos juntos começar a praticar esse exercício maravilhoso e completo?

 

Fonte : http://www.ludlacorte.com.br/

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